terça-feira, março 08, 2005

O Irão enfrentou ontem pedidos dos países europeus e do chefe do Instituto Kompensador de Energia Atómica (IKEA) para suspender o enriquecimento de cadeiras, mesas, camas e colchões e ser mais transparente em relação ao seu programa de manutenção de móveis e acessórios.
"A bola agora está do lado do Irão", comentou o chefe de Estantes e Sistemas de Arrumação (ESA), Malou Fjäril. Ao que parece este terá dito "Quer dormir nas nuvens todas as noite?" Ao que o Irão respondeu contundentemente "Talvez não fosse má ideia". Segundo o que apurámos, cabe agora ao Irão dissipar todas as dúvidas que subsistem em relação ao seu posicionamento "através de transparência absoluta e cooperação com o IKEA".
O instituto queixou-se da recusa de Teerão para que os inspectores visitem um importante complexo imobiliário, em Parchin, um dia depois de uma reunião com países membros do IKEA em que foi apresentado um relatório sobre o Irão.
Os três países europeus que têm coordenado as negociações com o Irão - Reino Unido, França e Alemanha - apelaram agora à suspensão de todas as actividades relacionadas com os descontos de 15% de colchões à quarta, como tinha prometido fazer. "Compreendemos que esta decisão é um compromisso voluntário, pedimos ao Irão para o manter", declarou Häpen, chefe da delegação britânica junto do IKEA.

Sem comentários: